DC1

From Polyphasic Sleep Wiki
This page is a translated version of the page DC1 and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎português do Brasil • ‎русский

Dual Core 1, ou DC1, é o primeiro cronograma Dual Core, que é o resultado de cortar sono do segundo núcleo do cronograma Segmnentado e a adição de uma soneca durante o dia pra compensar.[1] DC1 também é considerado um cronograma relativamente fácil, e é recomendado pra iniciantes.

DC1
Dual Core 1
chart link

Total sleep5 hours 20 minutes
Proposed byPolyphasic Society
DifficultyModerate
Specification2 core sleeps, 1 nap

Origem

DC2 foi originalmente proposta pela Sociedade Polifásica. Duas variantes foram propastas, que são detalhadas na seção Variantes originais. A comunidade do Discord depois modificou ligeiramente o cronograma para a sua forma atual.

Mecanismo

O mecanismo do DC1 é similar ao Segmentado. Cada núcleo é localizado ao redor de cada pico por questão de eficiência. O primeiro núcleo tem aproximadamente a mesma duração do primeiro núcleo do Segmentado, pra preservar a quantidade de SWS, enquanto o segundo núcleo é reduzido. Isso permite a redução de sono nesse cronograma.

Atualmente, a variante recomendada é ter um núcleo de 3h30m e 1h40m respectivamente. A duração do ciclo ser multipla de 100m ao invés de 90m serve pra acomodar ou ciclos de sono mais longos, ou sono REM extra no começo ou final dos sonos.

O cochilo é colocado ao redor da queda do circadiano no começo da tarde. Mas a soneca do DC1 nem sempre é preenchida por sono REM e pode conter principalmente NREM2 pra alguns. Ainda assim, a soneca ajuda a se manter alerta até o primeiro núcleo.

DC1 costuma ser comparado com o E2, já que ambos os cronogramas tem sonos colocas em lugares similares durante o dia. Eles tem uma quantidade similar de sono total e o mesmo número de blocos de sono totais (3) por dia, com a principal diferença sendo que E2 tem uma soneca ao invés de um núcleo durante o nascer do sol.

Adaptação

Adaptação ao DC1 costuma ser feito com Adaptação abrupta. Alternativamente, também é possível se adaptar a esse cronograma gradualmente se adaptando primeiramente ao sono Segmentado.

Adaptação abrupta

Já que o núcleo de ~3,5 horas pode não cobrir todo o sono SWS necessário do começo, dividir o sono SWS pode ser necessário, o que pode fazer alguém acordar no meio do sono SWS em qualquer um dos núcleos. Altos requisitos de sono SWS (pelo menos 150m) vão provavelmente entender o primeiro núcleo (para ~4,5h) pra cobrir todo o sono SWS necessário.

Adaptação gradual

Esse método tende a ser mais lento do que a adaptação abrupta, mas a transição foi feita pra ser menos estressante de Segmentado para DC1. No entanto, não existe sucesso garantido para o DC1, e esse método na verdade tem tido uma taxa de sucesso menor do que a adaptação abrupta. Esse é principalmente devido a grande quantidade de tempo que levaria pra ter bons resultados em 2 adaptações seguidas.

No entanto, pra pessoas que se adaptaram ao sono Segmentado e se mantiveram nele por um bom tempo, a transição para o DC1 tem a mesma dificuldade.

Dificuldade

DC1 é um cronograma de dificuldade moderada. Pra quem tem naturalmente o sono segmentado, é provavelmente mais fácil e mais natural do que o E2. No entanto, para outros, o E2 seria muito mais fácil, já que não requer que o sono SWS seja dividido. DC1 é conhecido por ser menos flexível se comparado ao E2, e assim como todos os outros cronogramas DC2, ele é muito menos tolerante para núcleos atrasados.

Considerações de Estilo de Vida

Assim como cronogramas Dual Core, a primeiro núcleo precisa ser colocado nas primeiras horas da noite pra cobrir o pico SWS. Atividades da noite que forçam o primeiro núcleo a ser adiado vão danificar o cronograma. Enquanto é possível se recuperar de tais eventos ocasionalmente depois da adaptação, ainda prejudica muito a adaptação, e pode eventualmente fazer o cronograma fracassar.

Os horário mais longo entre núcleos também pode não ser pra todo mundo já que ficar acordado por várias horas toda noite pode ser chato e eventualmente ser demais pra aguentar.

Não são muitos no cronograma DC1 (não estendido) que são capazes de ajustar os núcleos significativamente. Seria necessário reduzir os requisitos totais de sono, ou ter experiência com sono polifásico pra gerenciar um DC1 flexível. Com o segundo núcleo fixo, o primeiro núcleo pode ser movido uma hora para trás ou para frente. Não há certeza sobre quão flexível a soneca pode ser. De qualquer forma, mais dados são necessários pra determinar a flexibilidade do DC1 em comparação ao E2, cuja segunda soneca é altamente flexível.

Tendo apenas uma soneca diurna, o DC1 é apropriado para trabalhos que permitem que uma soneca seja feita durante o intervalo.

Com apenas 2 ciclos SWS no núcleo com a variante principal, pode não ser possível acomodar as necessidades extras de sono SWS vindas de exercícios intensos.

Variantes

O DC1 oferece várias opções de cronograma, mas as únicas variantes com taxas de sucesso significativo são as variantes originais ou estendidas.

Variantes originais

 
Variantes DC1 originais

Essas versões foram originalmente propostas pela Sociedade Polifásica, Ambas dão um total de 5h de sono em núcleos.

A primeira variante (externa) tem o mesmo primeiro núcleo que o sono Segmentado, e pode ter uma transição mais suave a partir dele. Se parece muito com a versão padrão, e quase tudo dela pode ser aplicada aqui também.

A segunda variante (interna) é mais equilibrada em questão de potencial SWS e REM, e pode permitir uma divisão mais completa. No entanto, núcleos de 2,5 horas aumentam a probabilidade de acordar no meio de um sono SWS, o que aumenta a chance de voltar a dormir, principalmente no primeiro núcleo. Pra alguns, acordar do sono SWS e/ou REM é extremamente difícil e deve ser evitado. Essa variante pode ser melhor para aqueles precisando de mais sono REM do que SWS. Se adaptar a essa variante pode resultar em 4 ciclos de sono de ~75minutos, mas é apenas uma hipótese e requer mais dados pra confirmar.

Duração do núcleo ligeiramente modificada

 
Núcleos ligeiramente reduzidos/estendidos

Um segundo núcleo ligeiramente maior pode cuidar da maior necessidade de sono REM. Essa variante é considerada viável, mas o segundo núcleo pode ou não causar dificuldade em acordar.

Usar núcleos ligeiramente reduzidos seria mais difícil, já que há redução no tempo total de sono. A divisão dos estágios do sono precisará ser mais intensa do que na versão padrão. Isso pode ser apropriado para aqueles com necessidade de sono monofásico reduzido (~7h). Não se sabe o quão flexível seria essa variante após a adaptação, já que não há registros de flexibilidade, e quem teve sucesso em se adaptar não se manteve nesse cronograma por muito tempo.

Núcleos reduzidos e sonecas de 30 minutos

Essas variantes são derivadas do sono Trifásico, e pode ter significativamente menos sono do que o cronograma DC1 padrão. Eles estendem os núcleos da noite e da manhã, enquanto reduzem o núcleo do dia para uma soneca de 30m pra facilitar o cronograma. Tanto tentativas como adaptações foram raras, possivelmente porque as durações de núcleo incomuns levam a dificuldade pra acordar.

Note que essas duas variantes provavelmente são maito mais difíceis que o DC1 padrão. (de categoria "Difícil" ou "Muito Difícil"), talvez similar ao Trifásico.

Estendido

 
Duas formas possíveis de estender o DC1

Ambas as variantes tem tido altas taxas de sucesso. Elas são fáceis pra iniciantes, mas dão menos redução de sono. Aqueles com sono monofásico maior (~9h) podem tentar essas variantes.

A escolha entre os dois depende do equilíbrio das necessidades de sono SWS e REM. A variante 3-3 favorece necessidades equilibradas ou maiores pra sono REM, onde a 4,5-1,5 favorece necessidades de sono SWS maiores, como aqueles que fazem exercício intenso. Ambas as variantes permitem um primeiro núcleo um pouco maior (até aproximadamente 23h) se comparada com a variante padrão.

Essas variantes também permitem uma lacuna acordado pela manhã maior. Já que há um tempo total se sono maior, manter-se alerta é muito mais fácil do que no DC1 normal. Isso pode permitir que alguém se mantenha acordado durante um dia de trabalho e então ter uma soneca depois do trabalho (~16h-17h). Também são muito mais flexíveis, tanto em núcleo como em sonecas. Depois da adaptação, você pode seguir para o cronograma DC2 ou para o Ducamayl.

Lacuna pós-núcleo maior

 
uma variante do DC1 com uma lacuna acordado de 8h

Nessa variante, a lacuna entre os núcleos é reduzida e a lacuna entre o núcleo e a soneca é aumentada. Essa variante pode ser mais fácil de ajustar no cronograma pra alguns, mas é considerada mais difícil e teve poucas adaptações de sucesso. Pessoas com necessidades de sono reduzidas podem ser capazes de fazer por poderem ficar mais tempo acordadas.

Assim como no E2, é sugerido que a lacuna da manhã não seja maior que 7-8 horas. A lacuna da noite pode ser até de 9 horas, já que a pressão pra dormir é menor.

Troca núcleo-soneca

 
Uma variante DC1 (estendida)com um núcleo e a soneca trocadas

Alguns indivíduos acham que uma soneca no pico REM leva a rememoração melhor do que um núcleo. Essa variante usa uma soneca ao nascer do sol, movendo o segundu núcleo para uma posição similar a Siesta. Tentativas são raras e apenas uma pessoa se adaptou com sucesso.

Referências

  1. "Dual-Core Sleep". Polyphasic Society. Retrieved 2020-12-18.