Recuperação

From Polyphasic Sleep Wiki
This page is a translated version of the page Recovery and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文(简体)‎ • ‎中文(繁體)‎ • ‎日本語

Recuperação é um método de repagar dívida do sono dormindo sem alarmes e com restrições mínimas.

Mecanismo

Recuperação normalmente é aplicada em dois casos:

O tempo que esse processo leva depende da quantidade de dívida de sono e eficiência do sono de cada pessoa. Espera-se que dure 1-2 semanas em média, mas pode ser mais curto ou mais longo na maioria dos casos.

No começo, o tempo total de sono pode ficar inesperadamente alto ou baixo, mas se estabiliza com o tempo. Eventualmente, a duração total do sono deve ser a base do sono monofásico pessoal. Isso, além de se sentir bem durante o dia, indica que o processo de recuperação foi um sucesso.

Variantes

Tecnicamente, a maiorias dos cronogramas sem redução do sono servem para recuperação. Essa seção descreve os cronogramas mais comuns.

Monofásico

Esse é o tipo de recuperação mais popular. O sono noturno deve começar no mesmo horário todos os dias e terminar naturalmente. É recomendado planejar um periodo escuro antes do sono pra aumentar a eficiência do sono.

Bifásico

O sono Bifásico também costuma ser usado pra recuperação. Tendo dois blocos de sono, é possível usar um alarme pra um deles, e não por restrições para o segundo.

  • E1 e Siesta podem ter um núcleo noturno restrito se é inconveniências sociais te impedem de dormir mais. Pra compensar o sono perdido, um sono sem alarme é colocado no começo da tarde, mas não se deve dormir mais do que ~2 horas durante o dia pra evitar desestabilizar o ritmo circardiano. ou dificultar dormir durante a noite. Por isso, também faz sentido restringir o bloco de sono durante o dia, mas deixar o sono noturno sem alarmes.
  • No sono Segmentado, é possível usar alarmes pro primeiro núcleo mas acordar do segundo núcleo naturalmente.

Aleatório

O sono Aleatório é a forma mais rápida de se recuperar. Isso significa dormir o quanto puder a qualquer momento. Apesar dessa forma parecer atraente, não é recomendada. O hábito de sono aleatório reduz a disciplina, o que dificulta a adaptação para cronogramas do sono no futuro. Além disso, quem dorme dessa forma tem qualidade de sono reduzida, o que também contribui para uma adaptação difícil.

Restrição do sono

É possível se recuperar ainda usando alarme. A recuperação com restrição do sono leva mais tempo, mas pode ser necessária por restrições sociais. Esse método geralmente não é recomendado devido a sua ineficiência.