Trifásico

From Polyphasic Sleep Wiki
This page is a translated version of the page Triphasic and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎português do Brasil • ‎русский
Triphasic
Tri Core 0
chart link

Total sleep4 hours 30 minutes
Proposed byLeif Weaver
DifficultyVery hard
Specification3 single-cycle core sleeps

Trifásico é o cronograma Tri core original e mais popular, que consiste em 3 núcleos e nenhuma soneca.

Origem

Leij Weiver propôs o cronograma, se adaptou a ele e permaneceu nele por vários meses.[1]

Mecanismo

Os núcleos normalmente são colocados de forma equidistante, com um intervalo de 6,5h entre eles. Mas o cronograma equidistante não é necessário. Ainda assim, é recomendado evitar intervalos maiores de 8 horas. O maior intervalo que já houve adaptação é de 9 horas entres os núcleos da tarde e da noite. Espera-se que os outros intervalos sejam menores, já que a pressão do sono é maior a noite e pela manhã.

Assim como o Dual core, o núcleo da noite favorece sono SWS, e o núcleo do nascer do sol/manhã favorece sono REM. O núcleo da tarde contém uma mistura desses estágios.

Adaptação

No começo, os ciclos do sono vão continuar normalmente. O ciclo começa com leve, e então alcança o sono SWS e então finalmente termina com sono REM. No segundo núcleo, a pressão SWS é mais fraca, permitindo mais sono REM.

Conforme a adaptação continua, sintomas de privação tanto de sono SWS como REM provavelmente vão se manifestar já que há redução significativa de sono se comparado ao sono monofásico. O sono vital precisa ser reparticionado em cada núcleo de acordo com as pressões homeostáticas e circadianas.

Durante a adaptação, será difícil acordar do primeiro núcleo, possivelmente por acordar durante o sono SWS, o que pode resultar e excesso de sono. Da mesma forma, o segundo núcleo também pode ser difícil, particularmente por causa da privação de sono REM acumulada. O núcleo do dia é o mais fácil de ligar, e pode naturalmente se encurtar após a adaptação.

Dificuldade

A dificuldade de adaptação para o cronograma trifásico (não extendido) é "muito difícil" por causa da redução do sono total e ter apenas um ciclo no pico SWS. É significativamente mais difícil do que o E3, devido a necessidade de dividir o sono SWS em vários núcleos e em intervalos maiores.

Considerações de Estilo de Vida

Já que os núcleos do dia e da noite costumam ser em horários inconvenientes, o Trifásico não é muito popular. A necessidade de um núcleo no pico SWS faz a vida social durante a noite muito difícil. Já que contém apenas 4,5 horas de sono total, esse cronograma tem sido bem inflexível pra maioria das pessoas. Uma pessoa reportou ser capaz de mover o cronograma em 30 minutos. Com a flexibilidade limitada, manter-se no cronograma Trifásico por u longo tempo pode ser bem difícil, mesmo depois da adaptação, já que os requisitos extras de exercícios podem levar a acordar durante sono SWS, o que pode causar excesso de sono. Trifásico pode causar a sensação de dias misturados juntos, com períodos acordados similares em comprimento.

Trifásico-estendido, no entanto, é muito mais prático nesse aspecto. Já que o primeiro núcleo pode começar depois, eventos sociais a noite são possíveis. Mais sono também permite mais treinamento físico e flexibilidade após a adaptação. O intervalo entre sonos longo entre a manhã e a tarde permite mais atividades diárias sem se preocupar com o sono. Trifásico-estendido tem mais exemplos de sucessos na adaptação.

Variantes

Além do cronograma Trifásico não equidistante, o que se provou ser viável por algumas pessoas, a forma mais popular e de sucesso é a versão estendida.

Estendido

Exemplo de Trifásico-estendido

A versão estendida permite mais sono SWS no primeiro núcleo, o que facilita muito a adaptação. Ela também aumenta o tempo total de sono para 6h.

Alguns se adaptaram a variante com o um intervalo acordado de 9-10h entre a manhã e a tarde. Isso faz se organizar pras atividades diárias muito mais fácil, no qual o núcleo da tarde pode ser movido pra ~16-17h. O intervalo menor entre os núcleos da manhã e da tarde lembra o cronograma Segmentado e pode ser usado pra várias atividades. O primeiro núcleo pode começar mais tarde, até ás 23h graças ao tempo maior de sono. A extensão do núcleo também ajuda pessoas com requisitos de sono maiores, as quais se adaptar ao sono trifásico normal seria impossível.

Trifásico-estendido alternativo com o núcleo da manhã maior

Ao invés disso, pode ser possível estender o núcleo da manhã pra 3 horas, o que permite ainda mais eventos sociais. No entanto, essa variante não tem nenhum sucesso registrado até o momento. Uma pessoa com necessidades de sono SWS baixas e de sono REM altas pode achar essa variante mais fácil.

Referências

  1. Leif Weaver (2011). "Blog". Retrieved 2020-12-18.